quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Ginástica Aeróbica

Ginástica Aeróbica
Definição

  É um tipo de treinamento aeróbico que utiliza grande variedade de movimentos dos membros inferiores e membros superiores repetidos, provocando, constantemente, uma sobrecarga no sistema cardiovascular. Isso aumenta a necessidade de absorção de oxigênio, realizando uma espécie de treinamento ao coração, os pulmões e o sistema cardiovascular, que irá proporcionar o transporte desse oxigênio mais rápido e eficaz a todas as partes do corpo 


Objetivos e Benefícios

Fisiológicos:
-Diminuição do percentual de gordura;
-Melhoria e prevenção de problemas no sistema cardiovascular;
-Melhoria e prevenção de problemas no sistema cardio-respiratório;
-Promoção de bem estar e saúde;
-Melhoria e aumento das capacidades físicas.
Motores:
-Melhoria e aumento das capacidades motoras (coordenação, agilidade etc.);
-Prevenção de problemas e vícios posturais;
-Aumento do domínio espacial;
-Aumento das habilidades motoras específicas;
-Aumento da percepção e do reflexo.
Sócio-afetivos:
-Estimular a convivência em grupo;
-Incrementar a relação professor-aluno;
-Adquirir novos valores sociais.
Psicológicos:
-Aumento da auto-estima;
-Combater o stress;
-Adquirir hábitos de higiene e saúde;
-Benefícios no desempenho sexual;
-Percepção do corpo.

Fatores importantes

  A transição deve ser criada para seus alunos. Eles devem ser capazes de realizá-la e visualizá-la facilmente sem ficar parados, tentando ver o que aconteceu;
Deve ser fluente, combinando o exercício que antecede com o que virá depois;
Não devem haver mudanças bruscas de direção ou alterações de ritmo e plano de execução;
Procure contar os últimos 4 tempos (...4.3.2.1) antes de efetuar a troca. Isso irá requerer mais atenção dos seus alunos. Quando acostumados a essa técnica, saberão que sempre virá uma nova informação após essa contagem;
Procure respeitar o alinhamento corporal e a direção das articulações de quadril, joelhos e tornozelos;
Ao efetuar a transição, evite mudar a perna e o braço simultaneamente. Dê uma informação por vez, altere só pernas ou só braços. Isso facilitará a percepção e o aprendizado da nova informação.

Estrutura da aula


Duração da aula:
Iniciantes: 45 minutos.
Intermediários e adiantados: 60 minutos.

Aquecimento:
Duração: 7 a 10 minutos.
Movimentos utilizados: movimentos ritmados globais de flexão, extensão, circundução, balanceios e alongamentos estáticos utilizados de forma isolada ou combinada, preparando o organismo para exercícios mais vigorosos.

Parte principal:
Duração:
20 a 25 minutos (iniciantes);
25 a 35 minutos (intermediários);
35 a 40 minutos (adiantados).
Movimentos utilizados: passos fundamentais, isolados ou somados, formando uma coreografia nas técnicas de baixo e alto impacto realizados de forma contínua e que proporcionam o aumento gradativo da freqüência cardíaca, atingindo os níveis ideais de treinamento aeróbico.

Esfriamento:
Duração: 5 a 10 minutos.
Movimentos utilizados: movimentos contínuos na técnica de baixo impacto ou funk, onde o objetivo será reduzir a freqüência cardíaca e a intensidade dos exercícios, proporcionando ao organismo uma volta confortável a condição inicial, facilitar e tornar eficiente o retorno venoso.

Fase localizada:
Duração: 5 a 10 minutos
Movimentos utilizados: exercícios localizados que visam o fortalecimento, tonificação e definição muscular da musculatura menos solicitada durante a fase principal. Ex.: abdominais e peitorais.

Alongamento e relaxamento final:
Duração: 3 a 5 minutos.
Movimentos utilizados: exercícios respiratórios e de soltura; alongamentos estáticos e de suspensão; flexionamento para alongar e relaxar a musculatura mais solicitada durante a aula e proporcionar a volta à calma a seu aluno, permitindo o retorno do organismo aos níveis metabólicos de repouso.

Últimas tendências

-Aero local;
-Aero step;
-Aero Bahia;
Afro aeróbica;
-Dança aeróbica;
-Aero jazz.
-Aero boxe;
-Street dance.









sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Volei


                                                 Voleibol



Bola: Circunferência: 65 cm a 67 cm/ Peso: entre 260g e 280g.





Quadra







A quadra do jogo mede 9m de largura por 18m de comprimento.A rede encontra-se a 2,43m do chão ,para os homens,e a 2,24 para mulheres.




Posições:Cada equipe tem seis jogadores em quadra.Linha de ataque: CD Cortador direito/LE Levantador/CE Cortador esquerdo

Linha de defesa: RE Recepção/ RE Recepção/ S Sacador 

Recepção: Uma recuperação defensiva como rsposta a um saque ou cortada do ataque adversário.

Levantamento: Um passe sobre a cabeça para chegar até o 

cortador. Quem o executa é um jogador de rás, que escolhe [ara quem vai enviar a bola a ser cortada contra a defesa adversária.

Bloqueio: Os defensores estão próximos à rede com os braços levantados, vigiando o movimento dos cortadores. Quando a bola chega a eles, saltam com os braços esticados e as mãos abertas acima da rede, sem tocá-la, para que a bola os acerte e volte para a quadra adversária.

Cortada: Poderosa batida na bola sobre a rede. No ponto mais alto do salto, a bola é acertada com a palma da mão. O braço fica completamente estndido. O golpe da munheca faz girar a bola.

Saques: O sacador se coloca atrás da linha de fundo e faz o serviço.



sistema de pontuação


  • Um set é ganho pela equipa que faz primeiro 25 pontos com uma diferença de dois pontos para a outra equipa. Em caso de igualdade a 24-24, o jogo continua até haver uma diferença de dois pontos (26-24, 27-25, 32-30, etc).
Contudo, num jogo em que seja necessário recorrer ao 5º set, este será jogado
 somente até aos 15 pontos, sendo também necessário existir uma diferença de
 dois pontos entre as equipas. Se o resultado estiver em 14-14, o jogo 
prossegue 
até existir uma diferença de dois pontos.





sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Basquete

                    Basquete



   Quadra
A quadra do basquetebol deverá ter uma superfície rígida, plana, livre de obstruções, com dimensões de vinte e oito (28) m de comprimento por quinze (15) m de largura, medidos desde a margem interna da linha limítrofe. As Federações Nacionais tem autoridade para, aprovar quadras com medidas de vinte e seis (26) m. por quatorze (14)m

Linhas 

Todas as linhas serão traçadas na cor branca, com cinco (5) cm de largura e claramente visíveis. 



Bola

Bola para homens



Jogadores do sexo masculino que praticam o esporte no colégio, faculdade e ligas profissionais usam uma bola com 74,9 centímetros de circunferência e que pesa 623 gramas.



Bola para mulheres










A bola usada em jogos femininos -- em colégios, faculdades e em jogos profissionais -- é ligeiramente menor que a usada por homens, possuindo 72,3 centímetros de circunferência e pesando 566 gramas.


Tamanho para juniores



Uma bola de basquete para juniores, usada por meninos e meninas, tem 69,21 centímetros de circunferência e pesa entre 396 e 453 gramas.



Tamanhos especiais



Há outros tipos de bola de basquete, que não são necessariamente usada em jogos. Uma mini bola de basquete, geralmente usada por crianças pequenas, possui circunferência de cerca de 55,8 centímetros e pesa cerca de 311 gramas. Uma "super bola", costumeiramente usada para que o jogador melhore seu arremesso, tem entre 85 e 91, 4 centímetros de circunferência e peso entre 566 e 623 gramas.




Resultado de imagem para tamanho oficial da bola de basquete



tempos




8.1 Uma partida consistirá de 4 períodos de 10 minutos..
8.2 Haverá intervalos de 2 minutos entre o primeiro e o segundo períodos (primeiro tempo), entre o terceiro e o quarto períodos (segundo tempo) e antes de cada período extra.
8.3 Haverá um intervalo de meio-tempo de 15 minutos.
8.4 Haverá um intervalo de jogo de 20 minutos antes do horário previsto para iniciar o jogo.
8.5 Um intervalo de jogo começa:
  • Vinte minutos antes do horário marcado para o jogo começar.
  • Quando soar o sinal do cronômetro indicando o final do período.
8.6 O intervalo de jogo termina:
  • No início do primeiro período quando a bola for legalmente tocada por um jogador envolvido na bola ao alto.
  • No início dos outros períodos quando a bola toca ou é tocada legalmente por um jogador na quadra em uma reposição.
8.7 Se o placar estiver empatado no final do tempo de jogo no quarto período, a partida continuará com quantos tempos extras de 5 minutos forem necessários para desempatar.
8.8 Se uma falta for cometida junto ou imediatamente antes de soar o sinal do cronômetro para indicar o final do tempo de jogo, qualquer lance livre deverá ser tentado antes do final do tempo de jogo.
8.9 Se um período extra é necessário como resultado deste(s) lance(s) livre(s) então todas as faltas cometidas depois do final do tempo de jogo serão consideradas como tendo ocorrido durante o intervalo de jogo e o(s) lance(s) livre(s) serão administrados antes do início do período extra.


As 13 Regras 

  1. A bola poderá ser lançada em qualquer direção, com uma ou com as duas mãos
  2. A bola poderá ser golpeada com uma ou duas mãos em qualquer direção, mas nunca com os punhos
  3. Os jogadores não poderão correr com a bola nas mãos. Devem lançá-la da mesma posição de onde a receberam. Pode ser concedida uma certa tolerância a um jogador que recebe a bola em movimento
  4. A bola poderá ser segurada por uma ou por duas mãos, mas nem os braços ou outra parte do corpo poderão ser utilizados para retê-la
  5. Será proibido golpear o adversário com os ombros, puxar, empurrar ou impedir sua movimentação. Toda infração a esta regra será falta. Em caso de repetição, o jogador reincidente será eliminado até que seja marcada uma nova cesta. Se houver a intenção de lesionar o adversário, o jogador será eliminado por todo o jogo, sem que se permita a substituição
  6. Golpear a bola com os punhos será uma falta, como as violações descritas nas regras 3 e 4 e se aplicará a penalidade descrita na regra 5
  7. Se uma equipe cometer três faltas consecutivas (sem que a outra equipe tenha cometido falta no mesmo lapso de tempo), um ponto será anotado em favor da equipe adversária
  8. Será considerado ponto quando a bola for lançada ao cesto e nele entrar, caindo no solo. Se a bola tocar o aro e os defensores movimentarem esse aro, será marcado um ponto para a equipe atacante
  9. Quando a bola sair do campo ela deverá ser reposta no meio da quadra pelo mesmo jogador que a tocou para fora. Se houver dúvida o árbitro deverá lançá-la ao alto no interior do campo de jogo. O jogador terá cinco segundos para repor a bola em jogo. Se retiver a bola por mais tempo a lateral será dada à equipe adversária. Se uma equipe retardar intencionalmente o reinício do jogo será penalizada com uma falta
  10. O árbitro principal julgará as ações dos jogadores e marcará as faltas. Quando um jogador cometer a terceira falta poderá ser desclassificado, aplicando–lhe as penalidades da regra 5
  11. O segundo árbitro toma as decisões relacionadas à bola e indica quando ela estará em jogo, quando sai e a quem deve ser entregue. Ele será o cronometrista e decidirá se houve ponto. Será também o responsável pela contagem dos pontos
  12. A partida será disputada em dois tempos de 15 minutos, com intervalo de 5 minutos
  13. A equipe que marcar o maior número de pontos será declarada vencedora. Em caso de empate, a partida, em comum acordo entre os capitães poderá ser prorrogada até que novo ponto seja marcado

Resultado de imagem para regras do basketball













quinta-feira, 23 de abril de 2015

Obesidade

obesidade



  • Obesidade:A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. Trata-se de fenômeno multifatorial cuja origem envolve componentes genéticos, endocrinológicos, metabólicos, comportamentais, psicológicos e sociais. A obesidade não é um problema moral, nem mental ou de falta de força de vontade, como por desinformação era tratada até bem pouco tempo.
  • Causas de obesidade:A causa da obesidade é multifatorial, ou seja, ela é decorrente de vários fatores que podem estar agindo isoladamente ou em conjunto. Entre esses fatores, está a ingestão aumentada de calorias, diminuição da atividade física, idade, fatores genéticos e emocionais.Observa-se também, em as pessoas que apresentam ansiedade, nervosismo ou que estão sob estresse o comportamento compensatório através da alimentação. Assim, enquanto algumas pessoas perdem o apetite outras, apresentam comportamento voraz pelos alimentos.Além disso, muitos estudos demonstram que a obesidade é hereditária. Isto quer dizer que se você tem histórico familiar de obesidade (pai, mãe) provavelmente você será um adulto obeso.
  • Consequências:As consequências da obesidade para o organismo das pessoas com excesso de peso são graves e incluem complicações como diabetes tipo 2, dificuldades respiratórias, infertilidade e até ataque cardíaco
  • Como controlar a obesidade:
  • Tratamento da obesidade

    A enquete dietética é indispensável, tem como finalidade apontar o consumo calórico diário (alimentos ingeridos), sensações e emoções durante a ingestão. dieta personalizada para cada paciente.
    Atividade Física

    A atividade física aumenta o gasto calórico. A atividade deve ser baseada em exercícios rítmicos e aeróbicos que possam ser mantidos durante períodos prolongados de tempo, como caminhar, nadar, e o melhor com as camas de exercício físico que vão indicando o exercício para obter melhor resultado na aparatologia. Outros tratamentos são: correntes russas, correntes interferênciais, ultrasom, termogênesis, etc.

    Lembre-se sempre:

Não existe mágica! Para manter o peso dentro dos valores desejáveis e controlar a obesidade, a melhor opção é ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

                   
                  

                            Resultado de imagem para o que é preciso para controlar a obesidade